sexta-feira, maio 03, 2013

Gêneses - do Corpo, da Alma e do Espírito

Gênesis 1


1. No princípio criou Deus os céus e a terra.(...)

4. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. (...)

6. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. (...)

9. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. (...)

11. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. (...)

20. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. (...)

21. (...) conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

24. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.


SEPARAÇÃO - (corpo)Os três primeiros dias de criação mostram a SEPARAÇÃO das coisas: as que são do Céu e as que são da Terra. Separação na Bíblia sempre tem sentido de Santidade. Santo é tudo aquilo que foi separado para um determinado fim. O corpo terreno é diferente do corpo celestial. Na glória teremos um corpo glorificado separado para aquele lugar.


PRODUZAM - (alma)Produção fala de processo, etapas, crescimento, amadurecimento. A criação segue agora um processo de produção de elementos que irão compor todo o ecossistema terrestre, mas sempre conforme as suas espécies, nada vindo de outra espécie ou de forma desorganizada. Na vida Cristã temos uma conselhos de Paulo em Filipenses 2:12 que diz: “assim também desenvolvei a vossa salvação”. O crescimento espiritual humano depende do trabalho do Espírito Santo em nós. Nossa alma precisa de constante aprimoramento e lapidação para se tornar à espécie, à semelhança e a imagem da alma de Deus.


FAÇAMOS - (espírito)Deus agora entra em ação tomando o palco da criação e agindo pessoalmente na FORMAÇÃO do homem. Formação dá Idéia de peças prontas. Existe uma parte do homem que foi tão corrompida pelo pecado que só o agir de Deus para transformá-la. Jesus circuncidou esse velho homem de dentro de nós na cruz de uma vez por todas: “Está consumado” (Jo. 19:30). O propósito de Deus é que o homem tenha a mesma espécie, a mesma semelhança, a mesma imagem que Ele. Por isso o trabalhar exclusivo, completo e definitivo nessa parte da criação.


21/02/2011 - Devocional

Nenhum comentário: