quarta-feira, março 08, 2023

Ver ou Entrar

Ver ou Entrar


Peço-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está do outro lado do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano. (Deuteronômio 3:25 - NAA)

 Com certeza o desejo de Moisés era entrar na terra prometida, ele havia vivido os últimos 80 anos para isso. E mesmo sabendo do que Deus já havia dito antes, na ocasião das águas de Mara, quando ele "feriu a rocha" (Nm 20:11) ao invés de "falar a rocha" (Nm. 20:8), que ele não entraria na Terra, Moisés foi pedir a Deus que lhe deixasse ao menos VER a terra.

3. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo,  não pode ver o Reino de Deus.

4. Nicodemos perguntou: Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?
5. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito  não pode entrar no Reino de Deus.
6.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:3-6 - NAA)

Nicodemos também queria ENTRAR no reino prometido, e havia vivido até ali trabalhando e ensinando o povo para que observassem as leis. Ele havia visto os sinais e já estava certo (Jo 03:02) de que Jesus era enviado e conduzido por Deus. Só não estava certo ainda de que Ele era o Cristo.

Colocando essas duas passagens juntas parece-nos clara a relação entre "Crer para Ver", e de "Obedecer para Entrar". Infelizmente nos nossos dias esses dois princípios estão absolutamente trocados pois, atualmente, é preciso ver para crer e só há disponibilidade de obediência ou mesmo de qualquer trabalho se houver uma recompensa.

Moisés e Nicodemos foram desafiados durante toda a vida e ministérios a seguirem crendo e trabalhando, com promessa de ver e entrar no Reino Eterno. Ver de forma espiritual e entrar de forma transcendente. Eles foram desafiados a ver, trabalhar, ensinar, guiar, experimentar aqui na terra aquilo que já é uma realidade na "Terra Prometida", no "Reino de Deus".

Vamos atentar para a progressão da revelação que, onde Moisés enxerga uma terra, uma possessão, um lugar físico, Nicodemos já enxerga um Reino Celestial. Moisés via o transitório, Nicodemos já conseguia expectar o transcendente. 

E hoje o que eu estou vendo? O que estou esperando? O que nutre minha espectativa? O que me motiva a continuar fiel e obediente? Estou tetando negociar com Deus alguma recompensa pelo meu esforço? Estou tentando ver para crer? 

O desafio hoje é que abandonemos a performance e nos rendamos à dependência. Abandonemos o suor e reconheçamos o trabalho que Cristo fez nos séculos e completou na Cruz do Calvário. 

Aceitar que somos pecadores que nada podemos fazer para mudar isso.
Crer que Cristo é o Filho de Deus unigênito.
Enxerguar a obra realizada por Jesus encarnado e crucificado.
Crer e reconhecer  que, naquela cruz, fomos atraídos à Ele.
Exercitar o não-viver, o não-reagir, para que Ele viva em nós.

Fica claro nas repostas de Jesus que Ele deseja que nós possamos VER e ENTRAR no Reino Prometido.

Rendamos-nos!

Nenhum comentário: